Select your Top Menu from wp menus
Header ad
Header ad

Tancredo é eleito

focuswebnewstancredonevesditaduradiretas-jaeleiçãomalufsarneypmdbarenabrasiliaredemocratizacaoaecio-neves-e1452832601556
Tancredo é eleito - focus web news

No dia 15 de janeiro de 1985 , o Colégio Eleitoral, em eleição indireta, elege TANCREDO NEVES, o primeiro presidente civil depois de 21 anos de Ditadura Militar no Brasil.

Saudado como candidato da conciliação,  capaz de promover uma transição pacífica de poder dos militares para os civis,  Tancredo Neves foi eleito Presidente da República  recebendo 480 votos contra 180 dados a Paulo Maluf e 26 abstenções.

Assim que foram anunciados os resultados, em 15 de janeiro de 1985, Tancredo discursou:

“Não vamos nos dispersar. Continuemos reunidos, como nas praças públicas, com a mesma emoção, a mesma dignidade e a mesma decisão. Se todos quisermos, dizia-nos, há quase duzentos anos, Tiradentes, aquele herói enlouquecido de esperança, podemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la!”

A maioria das abstenções foi de parlamentares do novato Partido dos Trabalhadores, partido este que expulsou de seus quadros os parlamentares que, desobedecendo a orientação do partido, e votaram em Tancredo Neves. Foram expulsos do PT os deputados Beth Mendes, Aírton Soares e José Eudes.

No entanto, Tancredo nunca assumiu a presidência. Esgotado pela campanha eleitoral e tensão política, adoeceu gravemente em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse. Em 21 de abril, morreu de infecção generalizada. Tancredo é considerado um dos mais importantes políticos brasileiros do século XX

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *