Select your Top Menu from wp menus
Header ad
Header ad

King, Herói da igualdade

King, Herói da igualdade

O grande herói dos direitos civis nos Estados Unidos e com enorme influência mundial, MARTIN LUTHER KING nasceu em Atlanta (capital do estado da Georgia), no dia 15 de janeiro de 1929.  Foi destacado pastor protestante e tornou-se o mais importante ativista político norte-americano em toda a história do país. Defendendo a movimentação pacífica e sem violência, a exemplo do indiano Manhatman Gandhi.

Filho e neto de pastores protestantes batistas resolveu seguir pelo mesmo caminho. Em 1951 gradua-se em Teologia na Morehouse College. Em seguida cursa doutorado em Filosofia pela Universidade de Boston.

Em 1954 Martin Luther King assume a função de pastor na cidade de Montgomery, no Estado do Alabama, local onde ocorriam os maiores e mais sangrentos conflitos raciais do país. Começou sua luta liderando um movimento contra a segregação nos ônibus, após a prisão de uma negra, Rosa Parks, que se recusou a ceder o lugar para um branco.

Nos Estados do sul a segregação racial tinha o respaldo da lei. Nos ônibus de Montgomery o motorista tinha que ser branco e os negros só podiam ocupar os últimos lugares. O movimento contra a segregação durou 381 dias e terminou com a decisão da Suprema Corte de acabar com a discriminação.

Em 1957 Martin Luther King fundou a Conferência da Liderança Cristã do Sul, sendo o seu primeiro presidente. Em 1960 consegue liberar o acesso dos negros em parques públicos, bibliotecas e lanchonetes. Em 1963 lidera a Marcha sobre Washington, que reúne 250 mil pessoas, onde faz seu histórico discurso “I Have a dream” (veja trecho no vídeo acima), e descreve uma sociedade, onde negros e brancos possam viver harmoniosamente.

Em 1964 é criada a Lei dos Direitos Civis, que garante a tão esperada igualdade entre negros e brancos. Nesse mesmo ano Martin Luther King recebe o “Prêmio Nobel da Paz”. Sua luta se estendeu também nos movimentos contra a Guerra do Vietnã.

Martin Luther King foi assassinado, por um branco, em Menphis, Tennessee, no dia 4 de abril de 1968. Em 1977, em homenagem póstuma, representado por sua esposa Coretta Scott King, recebe a Medalha Presidencial da Liberdade. Em 2004 recebe a Medalha de Ouro do Congresso Americano, pelos 50 anos da promulgação da histórica Lei dos Direitos Civis.

Related posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *